CONTEXTO HISTÓRICO DA ÉPOCA DE JESUS

QUAL ERA O CONTEXTO HISTÓRICO NA ÉPOCA DE JESUS?

Jesus nasceu na época do primeiro imperador romano (Augusto) e, provavelmente, perto do fim do reinado de Herodes, o grande [1] .
Roma tornou-se império após alguns acontecimentos que serão relatados a seguir.

Após o período de mais de cem anos de governo por parte dos macabeus [2], Pompeu conquista a Palestina, aproveitando-se da guerra entre os irmãos Aristóbulo II e Hircano II, filhos de Alexandre e Alexandra Janeu [3]. Tendo sido Aristóbulo II derrotado e levado cativo a Roma, a Hircano II foi-lhe restituído apenas o poder sacerdotal e Antípatro foi nomeado ministro e prefeito do palácio de Pompeu [4]. Desta maneira, a Judéia tornou-se província romana e, a partir daí, foi-lhe imposta o pagamento de tributos. A liberdade moral e religiosa, porém, foi reconhecida a todos os judeus [5].

contexto historico na epoca de jesus


Com isto, em Roma, o primeiro Triunvirato é estabelecido, exercido por: Pompeu, Crasso e Júlio César. Entretanto, os três brigaram pelo poder entre si, sendo que Júlio César e Crasso se mantiveram aliados por toda a vida, até a morte deste último. Morrendo Crasso, a aliança entre Júlio César e Pompeu ruiu de vez. Júlio César, porém, por ser mais poderoso e respeitado (devido a suas conquistas), venceu e assumiu o comando em Roma. Importante também é mencionar a ajuda de Antípatro prestada a ele no Egito, quando houve a guerra civil entre Julio Cesar e Pompeu. Com isto, em 47 a.c., Julio César, em troca dos favores recebidos, concede a Hircano II o título de etnarca dos judeus e a Antípatro, a nomeação de procurador [6].


Antípatro, agora procurador, concedeu a seus dois filhos, Fasael e Herodes, o governo da Judéia e Galiléia, respectivamente. Na Galiléia, Herodes começou a mostrar sua ambição e crueldade, esmagando implacavelmente, por exemplo, uma revolta neste lugar [7].

contexto historico na epoca de jesus


Em segundo plano, Júlio César havia sido assassinado por Bruto, e Otaviano surgia como, filho adotivo, herdeiro, conforme testamento, daquele. Juntamente com Marco Antonio e Lépido, Otaviano, formou o segundo Triunvirato e derrotou os assassinos de Júlio César .

Como aconteceu no primeiro Triunvirato, os três generais, inflamados por sua ambição de poder, lutam entre si. Lépido foi exilado e despojado de sua posição; Marco Antonio, sendo derrotado na Batalha de Ácio (por Otaviano), cometeu suicídio. Assim, Otaviano emergiu como primeiro imperador romano.

Neste ínterim, Herodes, inicialmente aliado de César, aderiu a Bruto. Com a morte, porém, deste, tornou-se partidário de Marco Antonio (antes dele cometer suicídio), o qual, convencendo a Otaviano, o apresentou ao senado como candidato a rei. Desta forma, em 40 a.C., o senado proclama Herodes "rex amicus et socius populi romani"(rei, aliado e amigo do povo romano) [8].

Quando da derrota de Marco Antonio na batalha de Ácio, Herodes se aproximou de Otaviano, que o confirmou como rei. Desta maneira, Herodes reinou a Judéia por 33 anos.

Constata-se que Herodes, o Grande, era uma pessoa extremamente fria e calculista. As diversas alianças e posteriores traições a quem se havia aliado, mostram sua ambição de poder. Não havia limites em suas condutas, pois queria se manter no poder a todo custo, chegando até mesmo a assassinar sua segunda esposa Mariamne, Aristóbulo III (irmão de Mariamne), último descendente dos hasmoneus, que era idolatrado pelo povo, e os filhos que teve com ela. Isso gerou ódio (que os fariseus ajudavam a alimentar) por parte dos judeus.

contexto historico da epoca de jesus
Cesaréia Marítima 

A notícia de que um possível rei nasceria em Belém foi, também, uma das tantas preocupações que Herodes tinha de perder seu trono. Por isso ordenou a matança de todos os meninos de menos de dois anos (Mt 2, 16-18).

O governo de Herodes, porém, em termos de desenvolvimento e estabilidade social, foi bom. Esta, particularmente, se deu por conta da tolerância religiosa aos judeus , que teve, porém, de ser compensada de outra forma: taxação de impostos [9].

Morrendo Herodes, por volta de 4 a.C., seu reino foi dividido entre seus três filhos: Arquelau, cruel, como seu pai, e rei da Judéia, Samaria e Iduméia; Antipas (conhecido como Herodes Antipas e por mostrar apreço à religião judaica), rei da Galiléia e Peréia; e Filipe, rei das regiões setentrionais, que, ao contrário de seus irmãos, governou com sabedoria sob a proteção romana [10].


contexto histórico e politico na epoca de jesus



Arquelau foi um etnarca que governou por 10 anos, sendo muito impopular entre os judeus. Alguns dos atos que cometeu, por exemplo, corroboraram para tal impopularidade: a morte de três mil judeus no pátio do templo (ao abafar um motim); a deposição (por duas vezes) do sumo sacerdote; e seu divórcio e novo casamento, contrariando a lei judaica. A “brevidade” de seu governo se deu por conta das queixas prestadas a Augusto contra ele por judeus e samaritanos. Ao ser banido do poder, a Judéia (como passou a ser chamada depois da junção da Judéia, propriamente dita, Samaria e Iduméia) ficou sob governo dos procuradores romanos (Copônio, Marco Ambíbulo, Ânio Rufo, Valério Grato, Pôncio Pilato etc.).

Antipas foi o responsável pela situação explosiva na Galiléia. Impôs alta carga de impostos ao povo judeu, para sustentar seus grandiosos projetos e a vida de luxo da corte [11]. Ficou marcado pelo casamento com Herodias, esposa de seu irmão Filipe, após haver repudiado Aretas e, posteriormente, pela morte de João, o Batista, por haver profetizado contra ele por esta atitude.

O contexto por trás da história da Palestina reforça a indignação por parte da maioria dos judeus na época de Cristo. O fato de perderem sua autonomia, conquistada com tanto esforço pelos macabeus [12], serem, algumas vezes, massacrados em massa e serem taxados com alta carga tributária era motivo da revolta dos judeus contra Roma.

É nesse contexto conturbado que Jesus nasceu e exerceu seu ministério.

Marcus Menegatti é o autor do blog TEO E VIDA e bacharel em Teologia, formado na Faculdade Batista - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. 




_______________

[1] ZUURMOND, Rochus. Procurais o Jesus histórico?. São Paulo: Loyola, 1998. p.53.
[2] THEISSEN, G.; MERZ, A. El Jesus histórico. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1999. p.179-182.
[3] O PERÍODO asmoneu. Cronologia da Bíblia. Disponível aqui.
[4] GUNTHER, Bornkamm. Jesús de Nazaret, Salamanca: Ediciones Sígueme, 1975. p. 29-31.
[5] SEEANNER,P. Jesus em seu contexto. Revista de magistro de Filosofia ano VII,n. 16, p.2, 2015. Disponível aqui.
[6] Ibid.
[7] SPIRO, R. K. History crash course #31: Herod the Great. Aish.com, 2001. Disponível aqui.
[8] SEEANNER,P., loc. cit.
[9] SILVA, R.M. A Judeia Romana: política, poder e desagregação econômica. p. 3. Disponível aqui.
[10] SEEANNER,P., loc. cit.
[11] BASTOS, Paulo R. da Silva Jesus de Nazaré e a Palestina do seu tempo: uma análise do Jesus histórico em relação à opressão econômica, social e política, p.106. Disponível aqui.
[12] THEISSEN, G.; MERZ, A. op. cit., p. 158-159.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM RESUMO DA HISTÓRIA DE ISRAEL

VEJO PESSOAS; ELAS PARECEM ÁRVORES QUE ANDAM!